- Se Joga!
- Posts
- Eu nunca passei por isso antes | 08
Eu nunca passei por isso antes | 08
Eu acho que nunca fui tão agradecida por uma toalha, um sabonete de amostra grátis e um mini shampoo.
Quantos banhos você tomou hoje, nesse domingo quente? E quantos mais pretende tomar antes do dia acabar? Uns 2 ou 3? Talvez mais?
Apesar de parecer muito, é razoável, normal, até porque - não sei na sua cidade-, mas na minha está fazendo 38 graus com sensação de 43. É simplesmente impossível ficar um dia sem tomar banho, quem dirá mais que isso, verdade?
Eu pensava assim também até viajar ao Irã e ficar 4 (você leu certo, quatro) dias sem banho. E não, estava friozinho e eu tinha ficado o dia em casa. O contrário disso.
Era a nossa segunda vez usando uma das plataformas que recomendamos para viajar sem pagar hospedagem. Como eu e o Antonio viajamos sempre, de um país para o outro sem parar, nossa mala é muito bem pensada. Não tem nada extra nela, não tem espaço para isso.
E, normalmente, nas casas que a gente fica tem tudo. Mas às vezes podem existir surpresas…E foi o que aconteceu na quarta e última casa de moradores locais que íamos ficar no Irã.
Estava tudo dentro do esperado, tudo dando certo.
Depois de passarmos a tarde conversando com a dona da casa, perguntamos se ela tinha uma toalha de banho para emprestar, porque queríamos tomar banho. Estava fazendo tanto calor como hoje na minha cidade.
A dona da casa nos olhou um pouco assustada e respondeu que não. Depois nos explicou que ela só tinha duas toalhas: uma estava suja e a outra ela estava usando.
“Tudo bem” respondemos, “vamos sair para comprar uma toalha” - não estava tão tudo bem e nem sabíamos, mas não encontraríamos nenhuma toalha para vender.
Era Ramadã (um dos períodos mais sagrados para os muçulmanos) então tudo estava fechado durante do dia. Não havia uma alma sequer na rua, nem lojas de toalhas. E para “melhorar”, passaríamos 2 dias na casa dessa menina, o que significava 2 dias sem banho num calor absurdo. Que beleza!
Depois dessa casa, nosso próximo destino era o deserto. Já tínhamos fechado um tour muito bacana onde, além de conhecer o deserto de Lut, dormiríamos lá. Ou seja, mais 2 dias de passeio sem tomar banho.
Mas um detalhe bastante importante que você deve saber: o deserto de Lut foi considerado pela NASA o lugar mais quente do mundo, onde registraram 80,8°C em 2005. Coisa pouca.
E lá fomos nós para o deserto. Foram 2 dias incríveis, uma das melhores experiências que tivemos. Dormir no deserto foi mágico! Ver aquela imensidão vermelha e dourada, as kaluts (que são grandes formações naturais “esculpidas”pelo vento), o oásis no meio dele, andar de Jeep e conhecer vários cantinhos daquele lugar foi impressionante!

Tudo muito lindo, muito bacana, mas a essa altura já tínhamos 4 (!!!) dias sem banho. Peloamordedeus! Eu estava prestes a enlouquecer. “Ah, Ananda, então como vocês fizeram?” Não fizemos, não tinha o que fazer. Eu estava me sentindo aquele emoji que está sorrindo e derretendo ao mesmo tempo.
A nossa sorte foi que na volta, antes de nos levar até a cidade, o nosso guia parou em um camping para a gente almoçar e nesse lugar tinha quartos e… banheiros!!! 🥳
Foi então, depois de 4 dias - sendo 2 em pleno deserto passeando, brincando, e fazendo xixi na areia - que a gente conseguiu tomar um banho. Eu nem sei te explicar a minha felicidade. Eu acho que nunca fui tão agradecida por uma toalha, um sabonete de amostra grátis e um mini shampoo.
No nosso país seguinte uma das primeiras coisas que fizemos foi ir à Decathlon para comprar duas toalhas de microfibra. Sabe aquelas toalhas que secam rápido e você consegue dobrá-las bem pequenininhas e assim ocupar pouco espaço? Essas mesmo.
Então se eu posso te dar duas dicas, são: visite o deserto de Lut, é um lugar incrível, e tenha uma toalha sempre contigo. Você pode achar que não vai precisar, mas em algum momento vai.
A não ser que a experiência que você queira viver seja passar 4 dias sem banho… aí tudo bem - mas eu não recomendo não.
Não há nada mais importante que o nosso tempo, obrigada por compartilhar o seu comigo. Até o próximo domingo.
Um beijo,
Ananda.
me encontra lá no @anandaultra :)