- Se Joga!
- Posts
- É por prazer, não por obrigação | 03
É por prazer, não por obrigação | 03
Estou adorando dividir meus pensamentos contigo, mas não quero me prender à ideia de agradar.
Quando foi que a gente, adulto, deixou de ter um hobby? De fazer alguma coisa pelo simples fato de gostar de fazer? Sem a necessidade de ser a melhor, a número 1… só por gostar mesmo.
Quando foi que tudo virou um dever, algo que vai perdendo o encanto e se tornando pesado, engessado?
A Se joga nasceu porque eu gosto de escrever e quis compartilhar meus textos. Mas ontem, enquanto pensava no tema da semana, me vi numa roda de hamster. Vários temas surgiram na minha cabeça, mas nenhum parecia bom o bastante.
Por quê? Simples: fiquei com medo de o texto não ser bom, de não agradar, de não ser interessante o suficiente. Esse medo foi me estressando, porque, de repente, eu me senti obrigada a não só escrever, mas a escrever algo que você, que está aí do outro lado, fosse gostar. E me estressar escrevendo é o oposto do que a Se joga representa.
Esse é meu espaço seguro, que resolvi abrir e te convidar a entrar. Um lugar para compartilhar minhas ideias, viagens, aprendizados, erros (pra você não precisar cometê-los), e situações engraçadas que já vivi viajando por mais de 30 países. Mas, acima de tudo, é um lugar onde eu posso fazer algo pelo “gostar de fazer”.
E se esse sempre foi o propósito, por que eu estava transformando isso em uma obrigação? Não é uma loucura como, às vezes, esquecemos o que um hobby é?
E refletindo sobre isso, decidi que essa semana eu queria abrir meu coraçãozinho contigo, porque pode ser que você esteja passando pelo mesmo. Hobbies existem para nos trazer prazer, seja lá o que for: pintura, crochê (eu tenho muita vontade de aprender!), leitura, escrita, testar receitas novas…
E te digo isso porque talvez você já esteja transformando esse momento de desfrute em uma obrigação pesada, o que provavelmente vai te deixar ansiosa, estressada e sem vontade de fazer. Se é isso o que está acontecendo agora, quero te propor algo: para. Respira fundo. Respira de novo. Pensa no motivo que te levou a começar esse hobby.
Lembrou? Que bom! :) Agora, deixa pra lá a ideia de que precisa ser perfeito, ser o melhor ou agradar alguém. Não precisa. Você só precisa se divertir. Porque não importa a sua idade, você tem que se divertir sim fazendo isso!
E falo tanto pra você quanto pra mim. Estou adorando dividir meus pensamentos contigo, mas não quero me prender à ideia de agradar. Quero apenas escrever.
E, embora ter você aqui me inspire a fazer ainda melhor, preciso lembrar o motivo de ter começado. Escrever sem a pressão de agradar me faz pensar e criar com mais liberdade. Afinal, tudo flui melhor quando estamos livres de expectativas e pressão, não é verdade?
Ufa, me sinto até mais leve 😂 Dito tudo isso, espero que você tenha um hobby e o faça simplesmente porque gosta. E, se ainda não tiver, que encontre algo que te motive, sem ser sufocada pela pressão de desempenho.
Que a gente não esqueça que a diversão é parte essencial do processo e que ela deixa a vida muito mais leve e incrível.
Não há nada mais importante que o nosso tempo, obrigada por compartilhar o seu comigo. Até o próximo domingo.
Um beijo,
Ananda.
Me encontra lá no @anandaultra :)